Pão branco, arroz branco, açúcar branco são chamados de alimentos retirados. Mas você sabe o que quer dizer um alimento refinado?
É aquele alimento que sofreu alterações em sua estrutura original (que seria o integral) e foi processado na indústria para a retirada do farelo que contém fibras, minerais e vitaminas do complexo B e retirada do germe que contém carboidratos, gorduras, proteínas e minerais.
Só com essa primeiro fator, já considero o suficiente para você se convencer de que isso que você chama de alimento na verdade é apenas um veículo de consumo ínfimo.
Segundo fator:
Por terem sido transformados em um veículo pobre em fibras, eles são digeridos e absorvidos mais rapidamente pelo organismo, lhe gerando menos saciedade e mais fome.
Terceiro fator:
Por passarem a possuir um alto teor glicêmico, estimulam mais a liberação de insulina (hormônio responsável por controlar a glicose no sangue), lhe gerando, no caso de um alto consumo, o excesso no estoque de açúcar no organismo, que irá lhe engorda e propicia o surgimento de diabetes.
Quarto fator:
A farinha de trigo que é um carboidrato, contém GLÚTEN, que possui um caracter inflamatório, alergênico, lhe gerando distúrbio na absorção de nutrientes dos alimentos entre outros diversos problemas.
Deixe uma resposta